PN SLOT SHOW PORTUGAL - A segunda acção do evento em Braga

A bela cidade de Braga com mais de 2000 anos de história e situada na região norte de Portugal recebeu no dia 27 de Fevereiro o PN Slot Show Portugal.

Quando a papponni e a Vortex escolheram Braga para integrar o circuito, tínhamos legitimas expectativas de que seria um êxito a segunda acção do circuito PN Slot. Assim aconteceu, e em muitas situações as nossas expectativas foram superadas. Estiveram presentes nesta acção slotistas de Braga, Guimarães, Taipas, Trofa, Famalicão e Amares.

A convite do Augusto Amorim e do Hugo Figueiredo fomos assistir na sexta-feira à noite a uma corrida de slot no Clube Slot de Braga. Oportunidade para conhecer mais uma pista e em simultâneo sentir o ambiente que se vive nesta região, nas corridas de slot. Conhecemos pela primeira vez alguns dos pilotos que participariam no PN Slot Show Portugal no dia seguinte, e desde logo ficámos com a certeza de que esta acção de Braga seria um êxito, como se veio a confirmar.

O Sábado acordou com condições climatéricas adversas, não impedindo que os nossos convidados estivessem a horas para cumprir o programa. Os treinos livres proporcionavam à grande maioria dos pilotos um primeiro contacto com um chassis PN Slot. Neste treino todos teriam a possibilidade de conduzir seis carros diferentes. Este contacto com os modelos produziu as mais variadas sensações, começando desde logo os participantes a demonstrar as suas preferências. As conversas e trocas de opiniões dos vários pilotos sobre os modelos era na maioria dos casos muito assertiva.

Ao meio-dia começaram as qualificações para a corrida. Foi colocado em pista um sétimo carro para os pilotos fazerem a qualificação. O Nuno Aguilar imprimiu um andamento muito rápido, 8.513’’, qualificando a sua equipa em primeiro lugar, seguido do Emídio Peixoto 8.550’’, António Sá 8.617’’, António Frasco Leite 8.659’’, Hugo Figueiredo 8.740’’ e Vítor Cramez 8.786’’.

Estava chegada a hora do almoço. Aproveitámos esta pausa para trocar informações com os convidados. O interesse demonstrado pelos nossos convidados pela marca PN Slot, leva-nos a acreditar que num futuro breve esta marca terá competições organizadas localmente. O entusiasmo demonstrado pela marca PN é grande. Vamos apoiar com o nosso conhecimento e experiência este grupo de entusiastas de Braga na montagem e preparação dos seus modelos.

Chegou a hora da prova. O entusiasmo era grande entre todos os participantes. Saíram para a primeira manga o Miguel Queirós, o José Pedro Marques, o Emídio Peixoto, o Vítor Cramez, o António Sá e o Francisco Matos. Todas as mangas foram muito competitivas, mas com os pilotos muito cuidadosos na sua condução evitando acidentes escusados e saídas aparatosas. Os pilotos de Braga demonstraram uma grande maturidade e saber nas corridas de slot. Tivemos várias trocas de posição entre algumas das equipas durante a corrida. Nunca os participantes perderem o Fair-Play. Ao fim das três horas de corrida ganhou a equipa denominada “Taipas Motorsport”, composta pelo Nuno Aguilar, José Pedro Marques e Daniel Costa.

Deixamos a todos estes convidados uma palavra de grande apreço e amizade pelo dia que nos proporcionaram no GT Team na segunda acção do PN Slot Show Portugal. Não queremos no entanto fechar esta crónica sem nos referirmos a alguns dos participantes em particular que por uma razão ou por outra nos deixaram uma impressão muito peculiar.

O Vítor Cramez, sendo um grande praticante no passado, está retirado há algum tempo. Regressou a uma corrida de slot no evento da PN, o que muito nos honrou. Ainda é dos pilotos que utiliza o dedo polegar para carregar no gatilho do comando.

O José Pedro Vieira que conduz sem nenhum travão no punho. Não consegue conduzir com travão. É simplesmente fascinante.

O Rui Mota muito experiente imprimiu sempre um andamento rápido. Adaptou-se aos modelos muito rapidamente. Vamos ter um grande piloto de PN Slot em Braga.

O Nuno Aguilar, sempre muito tranquilo na abordagem à pista mas muito eficaz quando se trata de começar a andar na frente para obter um pódio. Comandou a sua equipa até ao primeiro lugar.

O experimentado Emídio Peixoto, que faz Rally e velocidade, e que demonstrou ser muito rápido. Pessoa de trato muito afável é um grande companheiro.

Ficámos fãs do Miguel Guerreiro, do Vítor Lopes,do António Sá e do Vítor Costa. Que bela forma de encarar a prática do Slot. Que grande exemplo, para todos os que praticam esta modalidade.

O Jovem José Pedro Marques impressionou-nos pela sua dedicação ao slot. Pratica a modalidade nas várias vertentes e tem um Blog dedicado. A sua inteligência e sagacidade cativaram-nos. Foi o primeiro slotista que nós conhecemos em Braga que possuí um chassis PN Slot. Demos uma pequena ajuda técnica para o desenvolvimento do chassis do José Pedro. Temos aqui um dos futuros campeões em Braga nesta classe.

O nosso cicerone Hugo Figueiredo que desde a nossa chegada se disponibilizou para nos acompanhar, demonstrando uma grande amizade para com a equipa do PN Slot Show Portugal.

A papponni e a Vortex agradecem a todos os participantes sem excepção, o grande dia de Slot que nos proporcionaram. Tivemos connosco no GT Team pessoas maravilhosas e fantásticas. Um agradecimento especial ao Augusto Amorim do GT Team a quem desejamos sucesso.

José da Mota Marques