Mini Z Carroçarias - Como escolher


Como escolher ?
Quem adquirir um chassis PN Slot tem á sua disposição no mercado uma vasta gama de carroçarias (Body). Existem neste momento,três fabricantes; Kyosho,TRP Scale e Iwaver que produzem carroçarias com o sistema de encaixe para este modelo.Não sendo nenhuma destas marcas fabricantes de modelos slotcars, a PN Slot para usufruir desta vantagem adaptou o seu chassis ao sistema já existente, em que a marca Kyosho é pioneira. Estas Carroçarias são fabricadas em plástico e numa peça única. São muito resistentes ao choque e têm grande qualidade de acabamento. A marca Japonesa Kyosho é aquela que nos oferece maiores opções e também de todas a que nos oferece maior qualidade. Esta marca classifica as suas carroçarias em: Road Car e Race Car. Vamos falar aqui da colecção Race Car.O consumidor poderá adquirir as carroçarias Kyosho decoradas e com caixa expositora, denominadas Auto Scale Collection series. Em alternativa tem à sua disposição as carroçarias em Kit(por pintar) denominadas White Body series. Poderá haver modelos que não estejam disponíveis na série White Body series. No que concerne à colecção Race Car existem 7 classes diferentes: FIA GT, Grupo C, DTM, GT Ásia, GT, Nascar, Rally e Clássicos. Dentro de cada classe existem vários modelos com várias decorações.Na Kyosho a gama é muito larga e profunda. No fabricante Iwaver poderá escolher 6 modelos e na marca TRP Scale poderá escolher 2 modelos.
KYOSHO - Auto Scale Collection series 
KYOSHO - White Body series

A marca Kyosho é o fabricante pioneiro deste modelo de rádio controle Mini Z. Hoje possui três chassis de velocidade, MR-015, MR-02 e MR-03. Todos os chassis são diferentes entre si.  Tiveram por isso a necessidade de desenvolver carroçarias com medidas diferentes. Como se pode verificar na fotografia 1, existem diferenças entre o aperto da carroçaria ao chassis e o centro da roda traseira nos dois chassis.

Fotografia 1

Dentro de cada modelo de chassis acima referido existem algumas diferenças; colocação do motor e medidas do mesmo.

Quadro 1

Quando adquire uma carroçaria Kyosho Auto Scale Collection series na caixa está uma indicação para que chassi se destina a carroçaria igual ás letras Bold do quadro1. As primeiras letras e números indicam o tipo de chassi(MR-03), a segunda letra (W) que poderá ser (N) indica a largura do rodado. As duas últimas letras (MM) indicam a colocação do motor. Para os chassis PN Slot é importante o chassi - MR - 02 ou MR - 03. A largura indicada pelas letras W ou N vão indicar que pneus podem ser utilizados no chassis PN. No caso da carroçaria ter a letra N só poderemos usar pneus de 11mm de largura em jantes com diâmetro de 17 ou 21mm. No caso da letra W, poderemos usar pneus de 13mm ou de 16mm de largura com jantes de 17 ou 21mm de diâmetro. A colocação do motor no chassis Kyosho não é importante na escolha da carroçaria.
O Quadro 2 fornecido pela Kyosho mostra que não existe compatibilidade para montagem das carroçarias entre o chassis MR-015 e Mr-02. Acrescentamos nós que o chassis MR-03 também não é compatível com o MR-015.

Quadro 2
Concluindo:
1. Escolha de preferência carroçarias indicadas como MR-02 e MR-03 com a letra W ou N.
2. No caso de escolher uma carroçaria com a indicação MR-015 tenha em atenção o que abaixo indicamos.
3. Existem centenas de carroçarias adaptáveis ao chassis PN Slot.

O chassis PN Slot por opção do fabricante nasce com as medidas necessárias para ser utilizado com as carroçarias para o chassis Kyosho MR-02 e MR-03. Existe a possibilidade de ser usado com algumas carroçarias para o MR-015. Veja como.

Fotografia 2

 Ao decidir utilizar uma carroçaria para o MR-015 deve ter em atenção 3 situações. Comprimento total, largura total e a medida entre o encaixe de plástico e o centro da cava da roda traseira. Esta medida não pode ser inferior a 200mm. (Fotografia 2)

Fotografia 3
Como pode verificar na fotografia 3, o chassis PN Slot não permite uma medida inferior à indicada para que uma carroçaria possa ser montada. Existe sempre a possibilidade de alterar o chassis ???.



Não experimentámos a vasta gama de carroçarias existente em todas as marcas. Da nossa experiência existem poucos modelos disponíveis que não são adaptáveis. Referimo-nos a algumas carroçarias (disponíveis ??) na marca Kyosho na classe dos clássicos. Como pode verificar na Tabela de Carroçarias com dados técnicos, o mercedes DTM indicado para o chassi MR-015 é adaptável e o Porsche 934 RS indicado para o mesmo chassi não é adaptável ao chassis PN. Concluímos que as carroçarias Kyosho indicadas para o Chassi MR-015 antes de adquiridas deve ser confirmada a medida acima referida.
Para uma adaptação perfeita deveremos ter uma medida em atenção. A que vai do suporte de encaixe do chassis ao centro do eixo traseiro. São necessários 200mm mínimo.

A tabela abaixo resulta da nossa experiência. Montámos 16 modelos diferentes que equivalem a 76 decorações diferentes. Existe ainda uma vasta gama disponível.




Como é feita a adaptação ? 
Os pontos de adaptação da carroçaria ao chassis é feito por três pontos, por encaixe, aqui designados por pontos 1 e 2. A adaptação é rápida e fácil. A grande vantagem deste sistema é o de não haver colagens ou outro tipo de fixações, permitindo que o mesmo chassis utilize várias carroçarias.Todo o chassis é adaptável em comprimento, largura, medidas dos eixos etc.. 


Em Portugal a papponni dispõe de uma vasta gama de carroçarias dos três fabricantes no seu portfólio.
Actualizaremos a nossa tabela sempre que experimentarmos novas carroçarias. Se por qualquer razão necessitar da nossa ajuda contacte-nos através do e-mail. 

Carroçaria TRP Mosler 900