MINI Z slot - Montagem Chassis

Esta página tem como objectivo ajudar todos aqueles que nunca montaram um chassis PN Slot ou que têm ainda pouca experiência neste tipo de chassis. Se por alguma razão ficar com dúvidas ou a informação aqui vertida não responder às suas questões, não hesite e envie-nos um e-mail a colocar a sua questão.


A informação sobre a montagem e afinação que aqui deixamos exclui qualquer alteração ou modificação ao chassis original, ou seja conforme nos é fornecido pelo fabricante.
Escolhemos para esta montagem um Chassis PN Slot. Em breve publicaremos uma montagem feita com um chassis de outra marca.
O modelo PN Slot que escolhemos para mostrar nesta montagem é um chassis PN-GZ 1003 com uma carroçaria Kyosho Aston Martin DBR 9. 
Antes de começar a montar um chassis PN Slot, previamente deve escolher a carroçaria que vai utilizar. Deve ainda escolher qual o Setup que pretende e em função disso deve escolher os acessórios e peças a montar. 
Escolha da Carroçaria
No mercado existem três marcas de carroçarias; Kyosho, Iwaver,TRP SCALE e PN Racing. A marca Kyosho é aquela que dispõe de mais modelos e são para nós as carroçarias mais perfeitas e de melhor qualidade. Nesta marca tem à sua disposição carroçarias de 102mm, 98mm, 94mm, e 90mm. As três primeiras medidas são as mais simpáticas para montagem no chassis PN Slot. A marca Iwaver dispõe de 4 carroçarias sem decoração. A TRP SCALE e a PN Racing têm cada uma um modelo de carroçaria.
Escolha do Chassis PN Slot
Tem duas opcões para escolher o seu chassis PN Slot. Tem a versão RTR, equipado com motor,jantes de alumínio,pneus de borracha,cremalheira e pinhão(PN-GZ-1002) ou a versão para escolha do setup a montar(PN-GZ-1003).
Chassis em KIt PN grupo Z ref. PN-GZ-1003
Chassis PN grupo Z RTR  ref. PN-GZ-1002
Escolha do Setup
Escolha de Eixos de 3mm
Os eixos de 3mm para montagem do modelo nas várias carroçarias existentes variam de comprimento. Consoante a carroçaria os eixos podem variar; 60mm, 65mm, 70mm. Pode escolher eixos em aço, carbono ou titânio.
Escolha dos Pneus e Jantes para eixos de 3m
Estes modelos podem andar com dois tipos de pneus; de borracha e de espuma. Em qualquer dos casos as medidas dos pneus a utilizar devem ser idênticas. Os fabricantes tem várias medidas para os dois compostos. Recomendamos que os pneus traseiros não tenham uma medida superior a 25,5mm. Os pneus da frente devem ter a medida que permita duas situações: Não batam na carroçaria, mas toquem na placa e mantenham a distância correcta da frente da carroçaria á placa técnica. Para isso por norma são "trimados" à medida que escolhermos, 1mm ou 0,8mm. Recomendamos em ambos os casos que os pneus não tenham um diâmetro total superior a 25,5mm. Para utilizar pneus de borracha deve utilizar as jantes de origem ou em alternativa pode utilizar jantes de alumínio da PN Racing Ref.PNR-MR2081(F/R) ou Ref.PNR-MR2080(F/R). Neste tipo de jantes pode usar pneus das marcas Shimizu, ULTIMATT, Kyosho ou Atomic. Estas jantes também permitem usar pneus de espuma. As espumas devem ser coladas ás jantes com cola de contacto. Deverá  informar-se como fazer esta colagem. Pode encontrar estas espumas nas marcas Sigma e Scaleauto.
Existem no entanto pneus à venda que já estão colados às jantes. São muito populares entre  os slotistas por serem práticos. Este conjunto é vendido pela marca Scaleauto.
Aconselhamos que utilize as seguintes medidas:
Frente: 17mm x 8mm x 25,5mm  ou  21mm x 8mm x 25,5mm. Pneus HardComp.
Traseira: 17mm x 13mm x 25,5mm  ou  21mm x 13mm x 25,5mm. Pneus ProCom3 - Duros ou ProComp2 - Médios. A utilização destas misturas depende do tipo de pista e temperatura da mesma. 
Adaptador de Jantes
A PN Slot tem adaptadores Ref. PN-GZ-1009,para serem colocadas jantes de plástico ou de alumínio. Estes adaptadores permitem receber as jantes que vêm nas carroçarias Kyosho ou as jantes de alumínio da PN Slot.
Escolha de Cabos de motor
Aconselhamos o uso dos cabos de 1mm ou 1,5mm revistos a plástico ou silicone.
Escolha do Pinhão
O pinhão deve ser escolhido (nº de dentes ) em função da pista onde rodar com o modelo. Aconselhamos o pinhão em aço com diâmetro de 6mm M 50. Existem vários fabricantes deste produto.
Escolha das Patilhas
Estes modelos necessitam de patilhas com dureza média-dura. Aconselhamos as patilhas da Sloting Plus com a Ref. SLPL-2001 ou outras similares de outros fabricantes.
Escolha da Cremalheira
A cremalheira deve ser escolhida (nº de dentes) consoante a pista onde rodar com o modelo. Existem vários fabricantes que dispõe deste produto. Deve ter em atenção que deverá ter a designação M 50.
Montagem e afinação
Aconselhamos que na montagem do seu chassis PN Slot, utilize duas fases; 
A. montagem e afinação do chassis.
B. afinação da carroçaria ao chassis.
Montagem e afinação do Chassis PN-GZ-1003
0.Chassis
VT 1
1.Quadrado Frontal de encaixe na carroçaria
2.Espaçadores frontais do chassis
3."U" suporte dos roalmentos e eixo da frente
4.Peça de suporte do patilhão e quadrado frontal
5.Triângulo do chassis
6.Conjunto de aperto do triângulo
7."L" do chassis para fixação carroçaria
8.Bancada do motor
9."U" suporte dos rolamentos e eixo traseiro
10.Parafusos de aperto ao chassis do suporte do patilhão
11.Parafusos de aperto ao chassis do "U" frontal
12.Conjunto de aperto ao chassis do "H"
VT 2
13.Patilhão
14."U" suporte de rolamentos e eixo da frente
15.Peça de suporte do patilhão e quadrado frontal
1. Ajuste do Chassis à Carroçaria
Devemos começar por ajustar o chassis à carroçaria, nos dois pontos laterais
(ponto 1,VT 3) e no ponto frontal(ponto 2, VT 3).Para tal devemos libertar o chassis de rodas, cremalheira, eixos, motor e fios eléctricos. O ajuste é feito pelos fixadores laterais do chassis(VT 4) e pelo suporte amovível que suporta o patilhão e quadrado frontal(VT 5). Deve ter em atenção que o alinhamento dos eixos da frente e traseiro devem estar centrados com as cavas das rodas da carroçaria. Deve deixar uma ligeira folga no movimento vertical do chassis com a carroçaria.
VT 3
VT 4
VT 5
2. Afinação da Frente do PN Slot
2.1. Altura do Chassis à placa
Normalmente estes chassis são afinados para terem uma altura à placa técnica de 0,8mm ou 1,00mm.
A frente do PN é afinada à placa técnica pela base do "U" que suporta o eixo da frente(VT 6). Consoante a medida que pretenda deve "trimar" os pneus da frente com medidas diferentes para obter uma destas alturas. Deve ter em atenção que devem estar montadas patilhas novas, para que o modelo fique com as medidas certas pretendidas  quando colocado na placa técnica depois de acertar os pneus. Utilizamos para verificar esta medida uma ferramenta normalmente designada de "apalpa-folgas". 
Para obter uma distância à placa de 1,00mm deve ter um diâmetro total no conjunto pneu/jante de 24,3mm. Para obter uma distância à placa de 0,8mm deve ter um diâmetro total no conjunto pneu/jante de 23,7mm. Veja em Escolha de Pneus, os pneus e as medidas que aconselhamos.
VT 6
2.2. Altura do Chassis à Carroçaria
A frente do PN Slot deve ainda ser afinada à carroçaria e à pista.Para isso deve ajustar a frente com espaçadores, se necessário(VT 7). Estes espaçadores têm como finalidade levantar ou baixar a carroçaria do chassis. Existem duas medidas de espaçadores;  0,5mm(preta) e 1,00mm(branca) PN Slot Ref. PN-GZ-1007. Desaperte os 4 parafusos do quadrado(VT 7) e coloque os espaçadores, até os pneus não baterem na carroçaria. Verifique a altura da frente da carroçaria relativamente à pista. Normalmente quando afina as rodas ao chassis a carroçaria também fica ajustada à pista.
VT 7
2.3. Largura do eixo da frente
O eixo deve ser lubrificado antes de ser montado(Ver 7.1).O eixo da frente deve ser ajustado em largura consoante a carroçaria que se escolhe. Os espaçadores devem de preferência ser em aço e com um diâmetro de 3mm. Existem no mercado outras opções, nomeadamente em Derlin ou plástico que em nossa opinião não funcionam tão bem como o aço. A distância entre o rolamento e a jante deve ter a mesma medida, quer do lado direito quer do lado esquerdo(VT 8). Deve ter atenção a este pormenor.
VT 8
3.Afinação do Patilhão
Consoante a afinação que fizer da frente do PN pode ter necessidade de afinar o patilhão na vertical, ou seja à placa técnica. Basta para isso retirar o patilhão do local e colocar anilhas de nylon(VT 9) com a espessura necessária até que este fique encostado à placa técnica. Para que o modelo esteja bem afinado, deve encostar à placa técnica os pneus e em simultâneo o patilhão com patilhas montadas(VT10). Deve ter em atenção a pista onde vai andar com o modelo. Nem todas as pistas têm os contactos à mesma altura. Uma atenção especial ao aperto do parafuso do patilhão.
VT 9
VT 10
4. Afinação do Triângulo
O triângulo tem três conjuntos de parafusos compostos por parafuso, anilha, mola e espaçador, que o apertam ao chassis(VT 11).Este triângulo deve estar afinado de forma a que no seu movimento vertical(suspensão) não arraste nos espaçadores que se encontram nos conjuntos de aperto. Deve para isso desapertar ligeiramente os parafusos e centrar os furos do triângulo com os espaçadores. É um trabalho de paciência que requer alguma sensibilidade para o fazer. Ao consegui esta afinação bem feita, o seu chassis melhora muito quando colocado na pista. Ao fazer esta afinação deve ter em atenção que o eixo da frente está paralelo ao chassis. O suporte do patilhão deve estar a 90º relativamente ao chassis.
VT 11
Deve reforçar o aperto do triângulo ao chasssis com mais dois parafusos iguais aos de origem(VT12). Na totalidade o triângulo deve estar apertado com 4 parafusos. Aconselhamos a colocar neste parafusos anilhas de mola de 2mm da Sloting Plus Ref.SLPL-9120. Parafusos PN Ref.PN-GZ-1004.
VT 12
5.Afinação do "H" Central
Estes modelos PN trazem esta peça muito bem afinada ao chassis. Aconselhamos que não se altere ou modifique esta peça, que tem como objectivo a basculação da carroçaria quando aplicada ao chassis. Da nossa experiência o "H" está muito bem concebido sem necessidade de ser afinado(VT 13).
VT 13
6. Motor
O motor deve ser apertado à bancada em cima de uma placa técnica para que fique horizontal com precisão relativamente à bancada e ao chassis. O aperto da bancada ao chassis deve ser feito da mesma forma que indicámos para o aperto do motor(VT 14). No caso da cabeça do motor não ficar totalmente horizontal relativamente ao chassis deve ser colocada uma anilha de chapa com a espessura de 0,25mm entre a bancada do motor e o chassis, no parafuso traseiro da bancada(VT 15). O motor deve estar ainda paralelo ao eixo traseiro.
VT 14
VT 15
6.1. Fios do Motor
Os fios do motor devem ser montados com a medida estritamente necessária para que o patilhão possa rodar sem esforço, mas que volte à posição. Nunca devem andar soltos em cima do chassis, na distância que vai do motor ao patilhão. Aconselhamos que se utilize pequenos pedaços de manga retráctil para conseguir que o fio se mantenha na posição que deseja(VT 16). Aconselhamos para o modelo PN o fio de motor Ref.PN-MP1003.
VT 16
7.Afinação da traseira do PN Slot
7.1. Montagem do eixo traseiro
O eixo deve ser lubrificado antes de ser colocado.Deve ter em atenção se o eixo que vai colocar, entra nos rolamentos justo, mas sem fazer força. Caso tenha que fazer força deve verificar o diâmetro do eixo. Caso se mantenha esta situação deve desgastar o eixo de forma igual, para que obtenha a medida necessária para entrar justo nos rolamentos(VT 17). 
Montagem de um espaçador em aço de 0,25mm ou de 0,5mm entre o rolamento e a cremalheira. Aperte a cremalheira ao eixo. Montagem se necessário de espaçadores em aço do lado direito e do lado esquerdo. Montagem das rodas com o diâmetro máximo de 25,5mm. A distância entre os pneus e o chassis deve ser igual e simétrica(VT18).
VT 17
VT 18
7.1. Afinação do Pinhão à Cremalheira
Para ter a certeza de que o pinhão tem a folga certa relativamente à cremalheira deve poder passar pelo meio de ambos, puxando, uma folha de papel de guardanapo, sem esta se rasgar. Não sendo científico é uma boa forma de conseguir uma afinação segura. Deve ajustar o pinhão à cremalheira movimentando o motor pela bancada e de seguida quando ajustado conforme indicado apertar os dois parafusos da bancada(VT 19 e VT 20).
VT 19
VT 20
7.2. Afinação do "L" do Chassis à Carroçaria
Partindo do princípio de que está a montar atrás pneus com jantes 17mm com largura de 13mm ou 11mm e com um diâmetro total de 25,5mm deve ter que ajustar a carroçaria em altura ao chassis. Para tal basta montar espaçadores em aço entre o chassis e o "L" que segura a carroçaria. Deve ter em atenção os parafusos que aplica para que estes não toquem no chassis por baixo. Caso isto aconteça o efeito do "H" deixa de existir. Em princípio um espaçador de 0,5mm será a medida necessária. No entanto esta situação pode variar dependendo da carroçaria que está a montar. Verifique nesse caso a medida, para que as rodas traseiras não batam na carroçaria(VT 21 e VT 21.1).
VT 21
VT 21.1
8. Afinação da medida entre eixos
Deve ter a certeza que a medida entre pilares,tanto à direita com à esquerda são iguais.É fundamental para que o PN esteja direito na pista. Para o conseguir utilize um paquímetro e meça as duas distâncias, direita e esquerda, entre pilares do mesmo lado onde estão os eixos(VT 22). Para conseguir esta afinação deve fazê-lo nos 4 parafusos que apertam o triângulo ao chassi(VT 23). O suporte do patilhão deve ser reajustado também, para que fique centrado na largura(VT 23).
VT 22
VT 23
8.2. Afinação do quadrado da frente
Deve ter a certeza de que o quadrado frontal que encaixa na carroçaria está paralelo ao chassis. É importante esta afinação para haver um bom funcionamento de basculação com a carroçaria(VT 24). 
VT 24
8.3. Afinação do suporte do patilhão
Deve confirmar que o suporte do patilhão que aperta ao chassis por baixo do triângulo, e que ajustou no ponto 1. está centrado no meio do "U" do eixo da frente(VT 25).
VT 25

9. Dados técnicos do Aston Martin DBR 9